O cinto de segurança e a barriga
Muitas mulheres grávidas pensam que usar o cinto de segurança poderia tornar-se perigoso para o feto. Mas recorde que a melhor maneira de proteger o seu bebê é protegendo-se a si mesma. Quando o cinto está correctamente colocado, é pouco provável que o feto se magoe durante uma colisão. Por isso, tal como qualquer pessoa, a mulher grávida deve usar sempre o cinto de segurança, tanto quando conduz como quando viaja no assento do acompanhante ou no assento traseiro.
E isto não só é válido para a estrada mas também para as ruas da cidade, por mais tranquilas que pareçam. Se está grávida, a melhor maneira de ajustar o cinto é colocando o ajuste diagonal por cima do ombro e o ajuste inferior por debaixo da barriga, tão baixo quanto for possível. Desta maneira evitará que o seu bebê se machuque em caso de impacto.
Se está grávida e conduz habitualmente, é importante que tenha em consideração:
-Durante a gravidez convém conduzir com um pouco mais de cuidado. O seu estado emocional não é o mesmo de sempre, sobretudo no primeiro trimestre, pelo que a atenção não é tão precisa e eficaz.
-Os reflexos tão pouco são os mesmos, de modo que terá que concentrar-se nas indicações da via e ser objetiva quanto à modalidade de condução e aos seus próprios limites. Desta forma, convém que guarde maior distância entre os demais veículos e o seu.
-Tenha em conta que as grávidas sentem-se mais cansadas que habitualmente, pelo que deveria conduzir somente durante trajetos curtos e evitar viagens longas ao volante.
-Outro motivo de distração que aumenta o perigo de acidentes são os equipamentos de música: estima-se que o risco possa aumentar seis vezes, quando se coloca um cd.
Como colocar corretamente o cinto de segurança
-Segurar o ombro com o ajuste diagonal.
-O ajuste inferior por debaixo da barriga.
-O encaixe deverá ser colocado o mais baixo possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário