quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Da 9a a 12a Semanas

Da 9a a 12a Semanas

Seu útero está agora um pouco maior do que uma bola de tênis. Por encontrar-se ainda no baixo-ventre, ele pressiona sua bexiga, provocando desejo freqüente de urinar. Seus mamilos já devem estar maiores, com aréolas mais escuras. Os seios ficam mais pesados e doloridos como na época que precede a menstruação Você terá também uma sensação de inchaço no baixo-ventre, como se fosse começar a menstruar. A emoção que sente por estar grávida faz vibrar todo o seu corpo.

O desenvolvimento do bebê

Por volta da 12a semana, o sexo do embrião já está definido e seus órgãos genitais estão formados. Também os rins já se formaram, e o embrião começa a urinar no liquido amniótico que o envolve. Surgem as pálpebras, e os olhos do embrião ficam fechados. Os dentes e as cordas vocais começam a se formar. O bebê passa a se movimentar, a princípio com contrações rápidas e trêmulas, partindo dos braços e das pernas e estendendo-se para o pescoço e o tronco. Em seguida, encolhe e estica as pernas, movimenta-se como se fosse andar, fecha e abre as mãos, levanta e abaixa a cabeça. Mas ele é ainda tão pequeno que você não percebe esses movimentos. Por volta da 12a semana, o corpo do bebê mede 4 cm das nádegas até o topo da cabeça e pesa aproximadamente 6 g.
0 bebê desenvolve os músculos por meio de intensos exercícios dentro do útero. Ele se movimenta com facilidade porque está nadando no líquido amniótico. Na 9a semana as mãos do bebê medem 6 mm - cerca do tamanho de uma ervilha. Nesse estágio o bebê se aloja na parte superior de seu útero. A parte inferior acima do colo do útero torna-se bastante macia e o bebê parece estar acomodado sobre urna grande almofada. 0 líquido amniótico onde o bebê nada, é rico em sal. Seus nutrientes espalham-se pela pele do bebê que ainda é muito fina, e são absorvidos por ele.


Nenhum comentário: