quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Nove meses dentro do Ventre da Mamâe

As Primeiras Semanas

O óvulo está pronto para ser fecundado pelo espermatozóide somente num período compreendido entre 12 e 24 horas. O óvulo e o espermatozóide vão se encontrar numa das duas trompas de Falópio. A cabeça do espermatozóide penetra no óvulo, ele perde a cauda e é absorvido pelo óvulo. Dentro de duas a três horas o óvulo divide-se em duas células. Em três dias divide-se em 32 células, e, por volta do quinto dia, em 90 células. Comprimido pela trompa, o núcleo celular desce por ela em direção ao útero, ajudado por longas células, que se movimentam como um campo de trigo ao vento.

Como o embrião se desenvolve

Cerca de uma semana após a fusão do espermatozóide com o óvulo, o núcleo celular - ainda quase imperceptível a olho nú -implanta-se no colo do útero. Uma camada de células absorve parte dele, desenvolve-se e firma-se. Outra camada transforma-se numa bolsa de água protetora que se desenvolve e circunda o embrião. No centro do núcleo celular encontra-se a parte que posteriormente será o bebê, e o saco vitelino que produz os glóbulos vermelhos do sangue e depois passa a fazer parte do intestino do bebê.

A data de sua gravidez

O disco embrionário transformou-se num embrião no período considerado como a oitava semana de gravidez. Na verdade, são seis semanas após a concepção. Embora você esteja grávida há apenas seis semanas, convencionou-se considerar como sendo oito semanas porque a gravidez é contada a partir do primeiro dia da última menstruação, e não a partir do dia exato da concepção.

Você sabia?

. O embrião é ligado à placenta por uma minúscula haste. À medida que se desenvolve, o embrião se parece com uma bolha de sabão soprada por um canudinho. Avoluma-se a partir de seu interior e fica mais longo.

. A camada externa transforma-se na pele e nos nervos do bebê.

. A camada intermediária transforma-se em cartilagem, ossos, tecidos conjuntivos, músculos, sistema circulatório, rins e órgãos genitais.

Nenhum comentário: